quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Elba, maravilhosa!

Acabei de acordar. A hora não importa. Cheguei tarde da noite em casa. Melhor dizendo, já passava de uma hora da madrugada. Fui convidado por um amigo a ir no show de Elba Ramalho. Sempre gostei da sua voz e do seu jeito de cantar. Mas ouvir na voz de Elba alguns clássicos da mpb como "Sala de reboco, De volta pro meu aconchego, Toque de fole", entre tantas outras de Luiz Gonzaga e algumas canções composta por Flávio José é um encantamento só! Primeiro, porque sou nordestino e essa poesia da música cantada por ela me faz alcançar as mais tenras lembranças da minha terra, da minha gente. Segundo, porque Elba é uma das poucas cantoras brasileiras que cantou e ainda canta um nordeste forrozeiro, festivo. Ao som da velha e boa sanfona, triângulo e zabumba, fazia e faz o caboclo se espremer em salas de reboco, como diz a canção. Arrastá poeira em terreiros de chão batido, levemente molhados horas antes de começar o forró danado. E nem isso roubava o brilho da festa. Na voz de Elba, podemos sentir esse passado bem perto e podemos até sentir o cheiro da terra molhada e ver o queimar de fogos, como se fossem estrelas dançando no céu de tanta alegria.

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Adorei o texto.
Elba é bem isso mesmo.
A lembrança, a força, a alegria, a saudade de tempos idos e a espectativa de tempos que estão por vir, afinal, Elba é nordestina, afinal, como disse um dia Euclides da Cunha, o sertanejo é antes de TUDO um forte.